TAMBORÉU

FICHA TÉCNICA

Modalidade – Tamboréu
Origem – Brasil
Ano de Criação – 1937
Local de Criação – Santos/SP
Inventor – Não há referência histórica a um único “inventor”
Local de Prática – Quadra de Areia e piso.
Participantes – 02 ou 04 atletas por equipe
Equipamentos – Bola, rede, raquete
Esporte Olímpico – Não

O Tamboréu surgiu por volta de 1937, nas praias de Santos, no estado de São Paulo. Tudo começou quando turistas daquela área se distraíam jogando a bola um para o outro, usando um pandeiro como raquete. Mas não havia rede. Eles apenas ficavam longe um do outro, com uma distância de 100 metros. Inicialmente, somente homens praticavam este esporte.

Entre 1940 e 1942, clubes armavam três quadras, apesar do prestígio do voleibol na cidade de Santos. Os Tupís eram um deles e aos poucos foi armando uma equipe, chegando em 1947 e 1948 ao título de campeões da cidade em duplas, pois só havia campeonatos eliminatórios nesta categoria.
Em 1949 com a passagem da equipe do Tupís para o Caravelas, formou-se uma equipe, considerada das melhores de todos os tempos, jogando-se em três duplas. Essa equipe era formada por Washington e Hegdemburgo, Eurico e Dallis, Gil e Altair (Fininho). Em 1953 ou 1954 com a criação da sub-comissão de tamboréu, ligada a Comissão Central de Esportes da Prefeitura, o tamboréu passou a ter campeonatos com o cunho oficial, sendo os dois primeiros vencidos pelo Caravelas. Surgiu em seguida uma nova boa equipe, o Banespa, que passou a vencer vários campeonatos.
Mais além, formou-se o Brahm’s, também com três grandes duplas, Cláudio, o ex-ponteiro direito corintiano e da seleção paulista, e Fernando; Chocolate e Rato, Walter e Álvaro; que mandariam por longo tempo na cidade, até passarem-se já a fundação da Liga para o Fri-Kik e logo após para o Internacional. Com a fundação da Liga surgiu o Atlético Santista, clube que foi o pioneiro de quadras de saibro (oficiais) em Santos, e que hoje possui a melhor quadra coberta (só para TAMBORÉU). Mas, forma-se em outros clubes, como Portuários, Portuguesa e Internacional, uma geração totalmente diferente, quase todos de juvenis na categoria adulta.
Nos dias atuais, destacam-se equipes como o Independente, Fluminense, o Atlântico e Portuários.

REGRAS

Todos podem praticar o Tamboréu sem limite de idade. É um esporte jogado por atletas posicionados em cada metade de quadra, dividida por uma rede. O objetivo de cada um é lançar a bola ao campo adversário sobre rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que faça o mesmo. Em todas as suas variantes – simples, por equipe ou não. A contagem terá dez pontos em cada “set”, que só se encerra com dois pontos de diferença ou no 16º e têm um total de três. Os pontos são marcados quando a bola toca o chão ou nas linhas da quadra.

ATUALIDADE

Com o tempo foi riscada uma área no chão e aproveitaram uma rede de tênis. A raquete também se aperfeiçoou: deixou de ser o pandeiro, mas continuou semelhante a ele. Atualmente, a rede também já está adaptada ao esporte. O jogo, em si, é muito semelhante ao tênis. A diferença é que o Tamboréu é disputado nas praias, se propagou e hoje já tem adeptos em várias regiões. Pode ser disputado entre duas equipes de dois ou quatro jogadores.

O atual Presidente da ANT Associação Nacional de Tamboréu é o Sr. Paulo Maurício do Carmo.

Cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, São Paulo ( Corinthians, AABB,Clube Penha,Clube Ipê), Santo André (Clube Aramaçan), Campinas e Valinhos; em Campinas e região, quatro clubes possuem quadras de Tamboréu: a Sociedade Hípica de Campinas, o Círculo Militar de Campinas, a Associação Atlética Banco do Brasil e o Clube de Campo de Valinhos, São Sebastião.

O Tamboréu é um esporte que promove a interação social e esportiva, estimula o desenvolvimento físico, e é indicado para homens e mulheres de qualquer idade. Existe um projeto em andamento chamado TAMBORÉU PARA TODOS, com o objetivo de promover a renovação do Esporte. Onde um esporte Genuinamente Santista, Brasileiro irá entrar nas aulas de educação física das escolas promovendo automaticamente a tão sonhada renovação do Esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *