SORVEBOL

FICHA TÉCNICA

Modalidade – Sorvebol
Origem – Brasil
Ano de Criação – 2003
Local de Criação – Belo Horizonte/MG
Inventor – Cláudio Gomes Mendes
Local de Prática – Quadras de pisos
rígidos, PVC, gramas sintéticas ou
natural e também areia
Participantes – Simples (individuais )
duplas e quartetos
Equipamentos – Bola, cone e rede
Esporte Olímpico – Não

O Sorvebol é um esporte oficialmente brasileiro criado na cidade de Belo Horizonte Minas Gerais, o esporte foi criado pelo professor de educação física Cláudio Gomes Mendes, muito parecido com o vôlei, seguindo suas regras básicas. O que muda é que os participantes devem segurar um cone invertido (com a parte maior para cima) e capturar a bola que vem por cima da rede. O jogo deve ser jogado individualmente, em duplas ou quartetos, com uma bola de 54 centímetros de circunferência e um cone de 20 a 25 cm, em quadras de tamanho máximo 14x6m e no mínimo 12x6m além de uma rede estendida dividindo os lados como no vôlei.

Regras do jogo
O sorvebol é praticado individualmente (simples) em duplas ou quartetos.
O objetivo do jogo é fazer a bola cair no campo adversário, cada jogador tem um cone para lançar e receber a bola.
Dimensões da quadra: tamanho máximo de 14x6mt e no mínimo 12x6mt além com rede parecida com a de vôlei.

São dois sets de 21 pontos, com saque, passes, recepção e pontos diretos, não podendo o atleta tocar com as mãos, ou qualquer parte do corpo.
Cada equipe tem o direito de tocar a bola, no máximo, três vezes para retorná-la por cima da rede ao campo adversário, cada jogador pode ficar com a bola por até três segundos no máximo, após este é marcado falta e ponto do adversário.
Saque a bola é colocada em jogo pelo sacador. Este executa o saque lançando a bola com um cone, por sobre a rede em direção ao campo oponente. A jogada continua até que a bola toque o solo, caia fora e / ou uma equipe cometa uma infração não devolvendo a bola corretamente para o campo adversário.
linha de 1 metro o jogador pode se posicionar em qualquer parte da quadra, não podendo devolver a bola por cima da rede dentro da linha de 1 metro, somente receber e tocar a bola.
três segundo cada jogador tem até três segundos para ficar com a bola, após este tempo é marcado falta e ponto para o adversário
Regras básicas de Sorvebol da Federação Internacional de Sorvebol (FIS)
Os jogadores utilizam cones e bola , é praticado individualmente, (simples 1 x 1) duplas ( 2 x 2 ) ou quartetos (4 x 4 ).

Cada jogador tem um cone para lançar e receber a bola, são dois sets de 21 pontos, com saque, passe e recepção e pontos direto, não podendo o atleta tocar com as mãos ou qualquer parte do corpo. Cada equipe tem o direito de tocar a bola até três vezes (exceto em jogo individual), ou devolver direto ao campo adversário, cada jogador pode ficar com a bola por até três segundos no máximo, após este tempo é marcado falta e ponto para o adversário.

1 comment on “SORVEBOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *