FUTE TÊNIS

FICHA TÉCNICA

Modalidade – Fute Tënis
Origem – Brasil
Ano de Criação – 1990
Local de Criação – Rio de Janeiro
Inventor – Oscar de Oliveira
Local de Prática – Quadra 14x8m
Participantes – 1 (simples) 02( duplas)
Equipamentos – Bola
Esporte Olímpico – Não

O fute-tênis atrai pela inserção de dois esportes, que são paixões nacionais: o tênis e o futebol. Idealizado pelo suzanense Oscar de Oliveira, o esporte une criatividade e precisão quando o assunto gira em torno da bola. Oliveira desenvolveu o “fute-tênis” após uma grave contusão em seu joelho em 1983 aos 21 anos de idade. Impedido de praticar seu esporte o futebol, ao assistir as partidas de tênis pela televisão, criou uma nova modalidade esportiva e a batizou com o nome de fute-tênis”. Embora a prática deste esporte demonstre diferenças distintas, entre um e outro, o fute-tênis pode ser exercido por pessoas de ambos os sexos, não apresentando nenhuma restrição.

Os requisitos básicos para a prática deste esporte, é ter um bom preparo físico, domínio e habilidade com a bola, uso constante de reflexo, ter criatividade nas jogadas e muita calma… “Desporto de Criação” Nacional Comparado ao futebol e ao tênis, o fute-tênis provoca uma exaustão maior nos membros inferiores (pernas), pelo fato de exigir de seu praticante um uso constante desses membros. Em um jogo individual, o jogador recebe a bola em torno de 10 a 12 vezes por minuto. Logicamente o adversário executa no mesmo minuto a mesma quantidade de toques na bola . Como o jogo tem a duração aproximadamente de 50 a 60 minutos, isto quer dizer que matematicamente um jogador chega a tocar na bola em torno de 600 vezes.

Fute-Tênis – Jogador O fut-tênis pode ser jogado individual ou em duplas. É realizado em uma quadra de 14 x 8 metros, com uma rede no meio e duas traves, uma de cada lado. Ao invés de raquetes, os jogadores devem tocar a bola somente com os pés e o corpo, exceto as mãos. A bola utilizada é a mesma utilizada no futebol. Cada jogador só pode dar um toque na bola em cada lado de sua quadra. O saque é também efetuado com os pés, com a bola estando parada no solo e o jogador tendo que chutar a mesma para o lado adversário. Em caso de erro de quem saca, o ponto é revertido para o adversário. Neste esporte, também há a presença de pênaltis, quando algum dos jogadores coloca a mão na bola: o tiro livre direto é cobrado de um canto da quadra ao gol vazio do adversário. A pontuação é semelhante a do tênis, pontuado por games e sets (melhor de três sets, e melhor de nove games). Não há goleiros e o gol vale trinta pontos. Regras do Fute-Tênis QUADRA POLIESPORTIVA De trave a trave (gol a gol) sua medida é 18 metros de comprimento. Sua largura é 8 metros de antena a antena. Com Zona de Saque: 12 metros de comprimento por 6.80 metros de largura. ESPAÇO FÍSICO DA QUADRA a- Área de gol – 2 metros x 2.70 metros = 5.40 metros x 2 = 10.80 metros b- Área de jogo (trave a trave) – 18 metros x 8 metros = 112 metros , com Total: 122.80 ms quadrados c- piso: cimento, madeira, sintético, saibro e areia (apilada) AS TRAVES (GOLS) Formato cilíndrico. Duas polegadas e meia. Medidas: um metro de altura a partir do piso e medindo na parte de baixo do travessão sua largura de 2.70metros – interno. Com Peso mínimo 35 kgm e Material: ferro ou aço. ANTENA a – Na segunda tentativa da cobrança do saque se a bola tocar na “antena”, o jogador perde a posse de bola e será creditado ponto ao adversário. b – Proibido o toque na “antena” durante o jogo ou durante a cobrança de saque c – As antenas é fixada na rede central que divide o campo de jogo. E sua altura deve ser de três metros a partir do piso.

O fute-tênis pode ser jogado individual ou em duplas. É realizado em uma quadra de 14 x 8 metros, com uma rede no meio e duas traves , uma de cada lado. Ao invés de raquetes, os jogadores devem tocar a bola somente com os pés e o corpo, exceto as mãos. A bola utilizada é a mesma utilizada no futebol.

Cada jogador só pode dar um toque na bola em cada lado de sua quadra. O saque é também efetuado com os pés, com a bola estando parada no solo e o jogador tendo que chutar a mesma para o lado adversário. Em caso de erro de quem saca, o ponto é revertido para o adversário. Neste esporte, também há a presença de pênaltis , quando algum dos jogadores coloca a mão na bola: o tiro livre direto é cobrado de um canto da quadra ao gol vazio do adversário. A pontuação é semelhante a do tênis, pontuado por games e sets (melhor de três sets, e melhor de nove games). Não há goleiros e o gol vale trinta pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *